5ª Edição

 

Inscrições abertas!

Fique atento às informações no site e curta o nosso Facebook e Instagram para acompanhar notícias.

Esse Projeto tem como objetivo investir no desenvolvimento de jovens talentosos e com potencial para liderança, mas com renda pessoal e familiar limitada, proporcionando o acesso à formação de liderança, com treinamentos e Coaching. Visa também conectar esses jovens às possibilidades de educação complementar e parcerias.

 

O projeto é totalmente gratuito aos participantes, mediante seleção. Os selecionados terão acesso a:

 

FASE I – Curso de Líder Coach de 24 horas – com certificado (condicionado à participação efetiva em todo o curso). Turmas exclusivas para o projeto.

Será proporcionado a todos os participantes da Fase I, um momento de confraternização após o Curso de Líder Coach, onde se reunirá além dos participantes, também parceiros da iniciativa, apoiadores e empresários da região.

FASE II – Considerando a participação no Curso de Líder Coach e o desempenho no plano de Líder Coach em Ação, parte integrante do Curso de Líder Coach, serão selecionados 6 jovens, para receberem sessões de coaching pós-treinamento, em grupo, com foco no desenvolvimento de liderança. Havendo maior quantidade de candidatos com bom desempenho e patrocinadores que viabilizem a ampliação de atendimento, haverá a possibilidade de ampliar para mais de um grupo de até 6 jovens cada.

FASE III – Dos jovens da FASE II, serão selecionados no mínimo 4 jovens para receberem um processo de coaching com 8 sessões individuais para desenvolvimento de carreira. Para estes jovens também será oferecida a avaliação de Perfil de Liderança conforme metodologia Alpha Assessment, da Worth Ethic, com respectiva devolutiva sobres os resultados.

O projeto tem o ciclo aproximado de 8 meses. Durante esse período as ofertas recebidas de patrocinadores para capacitação, palestras e eventos serão integralmente destinadas aos jovens do projeto. Caso a quantidade de inscrições seja insuficiente a todos os participantes, será considerado a aderência com o perfil e interesse do jovem e entre estes, estabelecido critérios de meritocracia.

 

*A cada fase, todos os candidatos são avaliados, podendo ser selecionados a prosseguir ou não.

*Todas as fases presenciais serão realizadas na Asa Norte – Brasília, DF.

 

1. Objetivo

Investir no desenvolvimento de jovens com potencial para liderança e renda limitada, para que ampliem a consciência, adquiram novas habilidades e se tornem mais protagonistas na própria vida e em seus ambientes de convívio.

 

2. Público-alvo

Jovens entre 18 e 26 anos (até 31/12/2017), atuantes em comunidades em Brasília e entorno, no DF, com alto potencial ou já atuante como líder.

 

2.1. Requisitos

2.1.1. Ter no mínimo o segundo ano do segundo grau completo – a ser comprovado mediante apresentação de certificado de conclusão de curso;

2.1.2. Residente em Brasília – a ser comprovado;

2.1.3. Ser atuante em comunidades em Brasília e entorno, no DF – a ser comprovado;

2.1.4. Não ter renda pessoal superior a 3 salários mínimos (atualmente equivalente a R$ 2.811,00) e nem renda familiar superior a 6 salários mínimos (atualmente equivalente a R$ 5.622,00);

2.2. Terá prioridade os candidatos:

2.2.1. Provenientes de escolas públicas ou que tenha cursado parte significativa do ensino fundamental e médio em escolas públicas;

2.2.2. Maior atuação efetiva em iniciativas comunitárias.

 

3. Resultados Esperados

Maior capacidade de contribuição no exercício da liderança em suas comunidades;

Jovens mais conscientes do seu potencial, com maior autoconhecimento sobre suas características, seus talentos e pontos a desenvolver;

Aumento da percepção sobre si e seu impacto sobre si e sobre os outros;

Maior compreensão sobre seus motivadores e sabotadores;

Maior auto responsabilização, controle e capacidade de agir a favor de um futuro melhor para si e para a sociedade;

Maior conhecimento sobre liderança, gestão de equipes e motivação;

Maior capacidade na comunicação;

Maior resiliência e inteligência emocional;

Capacidade de uso de algumas ferramentas de coaching aplicáveis à liderança;

Maior clareza do futuro desejado e como alcançar;

Maior foco em resultados;

Maior capacidade em tomar decisões, avaliar riscos e lidar com as consequências.

 

4. Benefícios aos selecionados

Serão oferecidos aos selecionados gratuitamente treinamento e coaching, conforme detalhado a seguir.

 

4.1. Curso de Líder Coach de 24 horas – com certificado (condicionado à participação efetiva em todo o curso).

4.1.1. Conteúdo programático:

Saiba o que é coaching e como utilizar para a melhoria dos resultados em sua vida pessoal e profissional;

A geração Y e o convívio com outras gerações;

Sonhos, crenças e valores – como guiam os nossos comportamentos no nosso dia-a-dia;

O líder, perfil e estilos – o exercício da liderança;

Auto-percepção versus percepção de terceiros – Ferramenta de avaliação 360º;

O líder como formador e gestor de pessoas – identificando e retendo talentos;

O líder na formação e motivação de equipes – desenvolvendo equipes de alto desempenho;

Resolução de problemas e negociação;

Agenda e Priorização;

Comunicação – modelos mentais e comunicação assertiva;

Líder Coach em Ação – planejando iniciativas.

4.2. Sessões de Coaching em Grupo. Considerando a participação no Curso de Líder Coach e o desempenho no plano de Líder Coach em Ação, parte integrante do Curso de Líder Coach, serão selecionados 6 jovens, para receberem sessões de coaching pós-treinamento, em grupo, com foco no desenvolvimento de liderança. Havendo maior quantidade de candidatos com bom desempenho e patrocinadores que viabilizem a ampliação de atendimento, haverá a possibilidade de ampliar para mais de um grupo de até 6 jovens cada.

4.3. Perfil Comportamental para líderes na metodologia Alpha Assessment e Sessões de Coaching Individual. Do grupo dos 6 jovens, serão selecionados 2 jovens para receber um processo de coaching com 8 sessões individuais para desenvolvimento de liderança e carreira, cada. Para estes jovens também serão oferecidos a possibilidade de avaliação de Perfil de Liderança conforme metodologia Alpha Assessment, da Worth Ethic. Havendo maior quantidade de candidatos com bom desempenho e patrocinadores que viabilizem a ampliação de atendimento, haverá a possibilidade de ampliar para mais jovens também nessa fase.

 

5. Do processo de seleção

5.1. 06/10/2017 – Início de Inscrições para a 5ª Edição do Projeto Desenvolvimento de Jovens Líderes.

5.2. Até 27/11/2017 – envio do formulário e todos os anexos, por e-mail, candidatando a uma vaga como beneficiário do projeto.

Posteriormente, o selecionado deverá apresentar o original. Atenção: é de responsabilidade do candidato deverá acompanhar o recebimento do envio.

5.3. Dia 08/12/2017 – divulgação da listagem com os candidatos selecionados;

5.4. Dias 11 a 13 de dezembro de 2017 – prazo para apresentação dos documentos originais comprobatórios descritos no item 2.1. na sede da 4COACH, na SRTVN 701 bloco B sala 724 – Centro Empresarial Norte.

5.5. Dias 15 a 17 de dezembro de 2017 – realização do Curso de Líder Coach.

5.6. Até 22/01/2018 – envio do Plano Líder Coach em Ação.

5.7. De fevereiro de 2018 a junho de 2018 – Processos de coaching em grupo e individuais e realização do Alpha Assessment.

6. Da comissão de seleção e gestão do projeto

A decisão a cada Fase caberá a uma comissão formada por Coaches Voluntários do Projeto (mínimo 3 e máximo 6) e representantes de patrocinadores (se houver e se dispuserem, sendo 1 por patrocinador). Qualquer situação não prevista ou exceções só poderão ser aprovadas nessa comissão, cujas reuniões serão documentadas em súmulas.

 

 

 

X