5ª Edição

Fique atento às informações no site e curta o nosso Facebook e Instagram para acompanhar notícias.

Agradecimentos especiais ao patrocinadores que viabilizaram a ampliação do atendimento nessa edição:

APOIADOR

apoiadores2

Agradecemos também a todos os voluntários: Aline Mayara de Souza da Silva, Amanda Sousa, Amanda Augusta Souza, Ana Caroline Ribeiro Sousa, Ana Caroline Wang Silva, Carlos Vinicius Pereira Barbosa, Hudson Douglas, Lilian Silva Carvalho, Lindomar Soares Pereira, Manoelita Marinho, Maria Cristina de Albuquerque, Maria Eugênia de Athayde, Sandra Bastos, Selma Rosana Lopes da Nóbrega, Victor Rocha e Waldirene Machado.

Esse Projeto tem como objetivo investir no desenvolvimento de jovens talentosos e com potencial para liderança, mas com renda pessoal e familiar limitada, proporcionando o acesso à formação de liderança, com treinamentos e Coaching. Visa também conectar esses jovens às possibilidades de educação complementar e parcerias.

 

O projeto é totalmente gratuito aos participantes, mediante seleção. Os selecionados terão acesso a:

 

FASE I – Curso de Líder Coach de 24 horas – com certificado (condicionado à participação efetiva em todo o curso). Turmas exclusivas para o projeto.

Será proporcionado a todos os participantes da Fase I, um momento de confraternização após o Curso de Líder Coach, onde se reunirá além dos participantes, também parceiros da iniciativa, apoiadores e empresários da região.

FASE II – Considerando a participação no Curso de Líder Coach e o desempenho no plano de Líder Coach em Ação, parte integrante do Curso de Líder Coach, serão selecionados 6 jovens, para receberem sessões de coaching pós-treinamento, em grupo, com foco no desenvolvimento de liderança. Havendo maior quantidade de candidatos com bom desempenho e patrocinadores que viabilizem a ampliação de atendimento, haverá a possibilidade de ampliar para mais de um grupo de até 6 jovens cada.

FASE III – Dos jovens da FASE II, serão selecionados no mínimo 4 jovens para receberem um processo de coaching com 8 sessões individuais para desenvolvimento de carreira. Para estes jovens também será oferecida a avaliação de Perfil de Liderança conforme metodologia Alpha Assessment, da Worth Ethic, com respectiva devolutiva sobres os resultados.

O projeto tem o ciclo aproximado de 8 meses. Durante esse período as ofertas recebidas de patrocinadores para capacitação, palestras e eventos serão integralmente destinadas aos jovens do projeto. Caso a quantidade de inscrições seja insuficiente a todos os participantes, será considerado a aderência com o perfil e interesse do jovem e entre estes, estabelecido critérios de meritocracia.

 

*A cada fase, todos os candidatos são avaliados, podendo ser selecionados a prosseguir ou não.

*Todas as fases presenciais serão realizadas na Asa Norte – Brasília, DF.

 

1. Objetivo

Investir no desenvolvimento de jovens com potencial para liderança e renda limitada, para que ampliem a consciência, adquiram novas habilidades e se tornem mais protagonistas na própria vida e em seus ambientes de convívio.

 

2. Público-alvo

Jovens entre 18 e 26 anos (até 31/12/2017), atuantes em comunidades em Brasília e entorno, no DF, com alto potencial ou já atuante como líder.

 

2.1. Requisitos

2.1.1. Ter no mínimo o segundo ano do segundo grau completo – a ser comprovado mediante apresentação de certificado de conclusão de curso;

2.1.2. Residente em Brasília – a ser comprovado;

2.1.3. Ser atuante em comunidades em Brasília e entorno, no DF – a ser comprovado;

2.1.4. Não ter renda pessoal superior a 3 salários mínimos (atualmente equivalente a R$ 2.811,00) e nem renda familiar superior a 6 salários mínimos (atualmente equivalente a R$ 5.622,00);

2.2. Terá prioridade os candidatos:

2.2.1. Provenientes de escolas públicas ou que tenha cursado parte significativa do ensino fundamental e médio em escolas públicas;

2.2.2. Maior atuação efetiva em iniciativas comunitárias.

 

3. Resultados Esperados

Maior capacidade de contribuição no exercício da liderança em suas comunidades;

Jovens mais conscientes do seu potencial, com maior autoconhecimento sobre suas características, seus talentos e pontos a desenvolver;

Aumento da percepção sobre si e seu impacto sobre si e sobre os outros;

Maior compreensão sobre seus motivadores e sabotadores;

Maior auto responsabilização, controle e capacidade de agir a favor de um futuro melhor para si e para a sociedade;

Maior conhecimento sobre liderança, gestão de equipes e motivação;

Maior capacidade na comunicação;

Maior resiliência e inteligência emocional;

Capacidade de uso de algumas ferramentas de coaching aplicáveis à liderança;

Maior clareza do futuro desejado e como alcançar;

Maior foco em resultados;

Maior capacidade em tomar decisões, avaliar riscos e lidar com as consequências.

 

4. Benefícios aos selecionados

Serão oferecidos aos selecionados gratuitamente treinamento e coaching, conforme detalhado a seguir.

 

4.1. Curso de Líder Coach de 24 horas – com certificado (condicionado à participação efetiva em todo o curso).

4.1.1. Conteúdo programático:

Saiba o que é coaching e como utilizar para a melhoria dos resultados em sua vida pessoal e profissional;

A geração Y e o convívio com outras gerações;

Sonhos, crenças e valores – como guiam os nossos comportamentos no nosso dia-a-dia;

O líder, perfil e estilos – o exercício da liderança;

Auto-percepção versus percepção de terceiros – Ferramenta de avaliação 360º;

O líder como formador e gestor de pessoas – identificando e retendo talentos;

O líder na formação e motivação de equipes – desenvolvendo equipes de alto desempenho;

Resolução de problemas e negociação;

Agenda e Priorização;

Comunicação – modelos mentais e comunicação assertiva;

Líder Coach em Ação – planejando iniciativas.

4.2. Sessões de Coaching em Grupo. Considerando a participação no Curso de Líder Coach e o desempenho no plano de Líder Coach em Ação, parte integrante do Curso de Líder Coach, serão selecionados 6 jovens, para receberem sessões de coaching pós-treinamento, em grupo, com foco no desenvolvimento de liderança. Havendo maior quantidade de candidatos com bom desempenho e patrocinadores que viabilizem a ampliação de atendimento, haverá a possibilidade de ampliar para mais de um grupo de até 6 jovens cada.

4.3. Perfil Comportamental para líderes na metodologia Alpha Assessment e Sessões de Coaching Individual. Do grupo dos 6 jovens, serão selecionados 2 jovens para receber um processo de coaching com 8 sessões individuais para desenvolvimento de liderança e carreira, cada. Para estes jovens também serão oferecidos a possibilidade de avaliação de Perfil de Liderança conforme metodologia Alpha Assessment, da Worth Ethic. Havendo maior quantidade de candidatos com bom desempenho e patrocinadores que viabilizem a ampliação de atendimento, haverá a possibilidade de ampliar para mais jovens também nessa fase.

 

5. Do processo de seleção

5.1. 06/10/2017 – Início de Inscrições para a 5ª Edição do Projeto Desenvolvimento de Jovens Líderes.

5.2. Até 27/11/2017 – preenchimento do formulário candidatando a uma vaga como beneficiário do projeto. Posteriormente, o selecionado deverá apresentar documentação individual e comprovar o que for declarado no formulário. Atenção: é de responsabilidade do candidato acompanhar as informações do projeto pelas redes sociais, assim como o recebimento do formulário enviado e demais documentos futuros.

5.3. Dia 08/12/2017 – divulgação da listagem com os candidatos selecionados;

5.4. Dias 11 a 13 de dezembro de 2017 – prazo para apresentação dos documentos originais comprobatórios descritos no item 2.1. na sede da 4COACH, na SRTVN 701 bloco B sala 724 – Centro Empresarial Norte.

5.5. Dias 12 a 14 de janeiro de 2018 – realização do Curso de Líder Coach.

5.6. Até 29/01/2018 – envio do Plano Líder Coach em Ação.

5.7. De fevereiro de 2018 a junho de 2018 – Processos de coaching em grupo e individuais e realização do Alpha Assessment.

6. Da comissão de seleção e gestão do projeto

A decisão a cada Fase caberá a uma comissão formada por Coaches Voluntários do Projeto (mínimo 3 e máximo 6) e representantes de patrocinadores (se houver e se dispuserem, sendo 1 por patrocinador). Qualquer situação não prevista ou exceções só poderão ser aprovadas nessa comissão, cujas reuniões serão documentadas em súmulas.

X