As mais importantes competências para o futuro

Para todos os profissionais que ainda tem muitos anos pela frente de carreira, é natural e imprescindível que se questione sobre o que precisa desenvolver para avançar e continuar conquistando posições melhores.

Nem todos tem as mesmas expectativas para o seu futuro, mas de alguma forma, todos queremos uma vida melhor e mais do nosso jeito.

Com as mudanças profundas e aceleradas no mundo, impulsionadas pelos últimos acontecimentos globais, mas igualmente impulsionados pelas novas possibilidades que a tecnologia impulsionou, observamos os impactos nas relações de trabalho e em como produzimos resultados. Como resultado, algumas competências ganharam maior relevância.

Antes de avançarmos nas mais importantes competências para os próximos anos, vamos trazer o conceito de competências e os tipos de competências.  

O conceito mais conhecido de competência reúne o conhecimento, habilidade e atitude, que pode ser visualizada logo abaixo.

Em uma avaliação de competências na empresa e em um processo seletivo interno ou externo, busca-se determinar se a pessoa tem uma competência, reunindo informações sobre diplomas, certificações e relatos de experiências vividas, mas igualmente se demonstra comportamentos evidenciando atitudes e habilidades para aquela competência.

Por exemplo, se considerarmos a competência de comunicação para uma posição de liderança, a empresa, na definição do perfil da vaga, pode estabelecer que o candidato realize um teste para verificar o conhecimento, e proporcionar uma dinâmica de grupo ou entrevista, buscando evidências de se a pessoa se dispõe a comunicar-se quando

  • Comunicação – é a capacidade de se expressar adaptando ao perfil de público para maior clareza e melhor alcance do que é dito, assim como a capacidade de uma escuta atenta e empática, considerando a linguagem verbal e não verbal.
  • Processo e agilidade de aprendizagem – é a capacidade de continuamente se tornar eficiente na forma como aprende, para aprender melhor e mais rapidamente até temas novos.
  • Pensamento crítico – é a capacidade de análise dos fatos, experiências, comentários ou situações com o objetivo de formar uma opinião própria. Uma pessoa com pensamento crítico é capaz de levantar hipóteses e possibilidades, assim como formular e defender ideias e pontos de vista, tornando-se mais protagonista em vez de um mero receptor e repassador de informações alheias.
  • Resolução criativa de problemas – é a capacidade de buscar uma solução original e desconhecida para um problema. Pessoas com esta com esta com esta competência tem foco em solucionar problemas e desapego a soluções já existentes, permitindo-se explorar alternativas, sem fronteiras, antes de selecionar a melhor solução.

Hard Skills. Quando pensamos em competências técnicas, sabemos que podem variar muito qual é a mais importante a depender da profissão, ainda assim é importante destacar uma comum a todos, que é o uso de tecnologia. A falta desta competência pode ser um empecilho para alguns cargos e limitar a sua carreira. Por ser um universo muito amplo, mas vamos destacar 3 dimensões importantes para a sua atenção e escolha para se desenvolver: 1) Tecnologias viabilizadores de conectividade e melhor interação com pessoas; 2) Sistemas e aplicativos que proporcionam ter ou produzir informações a partir de dados; 3) Àquelas associadas à sua profissão/cargo.

Se você percebe que o nível de sua competência no uso de tecnologia é abaixo da média, dentro do possível, procure aprender, estabelecendo prioridades no tempo que tiver. Limitações muito evidentes nessa competência podem reduzir a percepção positiva de suas outras competências.

Seja qual for a sua profissão, as competências deste artigo farão toda a diferença para a empregabilidade e ascensão de carreira. Em um artigo em separado abordaremos algumas competências essenciais de liderança. Importante dizer, que você não precisa ter todas as citadas neste artigo acima da média, mas estar atento a desenvolver e se possível, não se acomodar abaixo da média, é essencial para não se tornar obsoleto para o mercado de trabalho.

Então, qual o seu plano para se desenvolver neste ano? Em que você se destaca? Que competência está te limitando e seria muito bom desenvolver? Se quiser desenvolver as competências humanas e interpessoais (Soft Skills), dê uma olhadinha na nossa agenda de treinamentos, pode ser que encontre justamente o que precisa para este momento de carreira. Também pode considerar o Coaching e Mentoria para o seu planejamento de carreira e desenvolvimento continuado (lifelong learning). tem oportunidade e se a forma que se comunica é compatível com o nível de proficiência que se busca.

Uma competência é validada quando apresenta reúne o conhecimento, habilidade e atitude, validados por evidências comportamentais associadas àquela competência.

Agora vamos distinguir o que o mercado chama de Soft Skills e Hard Skills.

Exemplos de Hard Skills: programação Python, cálculo de engenharia, gramática e estruturação de base de dados.

Exemplos de Soft Skills: comunicação, liderança, negociação, inovação e adaptabilidade.

Importante observar que algumas competências se fortalecem na soma do Hard com Soft Skills, a exemplo da comunicação, onde podemos entender a escrita ortográfica correta como parte do Hard Skill enquanto o que escolhe falar, adaptando ao perfil do público, como parte do Soft Skill.

Um conceito ainda não consolidado no mercado, mas já sendo utilizado é o de Power Skills, por definição, aquelas competências que são decisivas para impulsionar e melhor utilizar muitas outras. Novamente podemos utilizar a comunicação como exemplo, mas igualmente a inteligência emocional. Pessoas detentoras de alta proficiências nestas duas competências terá muitas outras impulsionadas e com melhores resultados.

Uma vez situado sobre os conceitos, quais são as competências mais importantes para todo e qualquer profissional, para que melhor lide com este cenário complexo e de mudanças aceleradas e continuadas?

Soft Skills. Competências humanas críticas para o sucesso profissional:

  • Autogestão – é a capacidade de proativamente e consistentemente, se apropriar de suas responsabilidades, definindo prioridades e rotinas para garantir as entregas com qualidade e no prazo certo.
  • Inteligência Emocional – é a capacidade em perceber, processar e usar construtivamente as próprias emoções, assim como perceber e lidar com emoções alheias de forma ponderada e equilibrada.

Afinal nada que nos deu sucesso até hoje, garante nos manter lá. O que nos proporciona maiores oportunidades é a capacidade de se reinventar apesar dos obstáculos e mudanças, que todos encontramos.

Que você esteja preparado para os desafios e oportunidades que cruzarem pelo seu caminho!