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Item #2

Coaching é um processo de parceria entre o cliente “coachee” e o profissional “coach”, proporcionando um ambiente seguro e favorável para mudanças intencionais.

Através conversas estruturadas de coaching, o cliente é o responsável pela escolha do foco da conversa e escolha dos resultados que deseja alcançar, enquanto o profissional coach é responsável pela condução do processo e das técnicas aplicáveis.

No processo de coaching o cliente aprenderá mais sobre si, poderá examinar melhor seus desafios, explorar alternativas, desenvolver competências e maximizar o seu desempenho na direção desejada.

 

Seguindo as boas práticas e padrões internacionais, o coaching é um serviço claramente definido por um processo e competências relacionadas. Portanto tem o que é coaching e o que não é. Uma boa fonte de consulta sobre o que é coaching está no Código de ética da International Coaching Federation (https://coachingfederation.org).

Por não ter pretensão de ensinar ao cliente, mas de ajudar o cliente a aprender melhor e realizar descobertas, o coach não precisa ser um especialista em temas técnicos com os quais o cliente trabalha ou deseja se desenvolver. No entanto, é uma prática recorrente no mercado, de contratar coaches com experiência nos contextos vivenciados pelos clientes, resultando nos seguintes tipos de coaching mais conhecidos:

  • Coaching Executivo
  • Coaching de Liderança
  • Coaching Empresarial
  • Coaching de Carreira
  • Coaching de vendas
  • Coaching de Performance.
  • Coaching de Vida
  • Coaching Financeiro
  • Coaching de Comunicação
  • Para ajudar a promover mudanças.
  • Para apoiar um melhor posicionamento na carreira.
  • Para desenvolver estratégias com o cliente na busca de ascensão profissional.
  • Para desenvolver competências humanas e comportamentais.
  • Para apoiar a melhor navegar em cenário de mudanças aceleradas.
  • Para acelerar a adaptação a um novo cargo.
  • Para ajudar a encontrar um balanço entre vida pessoal e trabalho.
  • Para trabalhar suas visões de futuro e explorar as melhores formas de alcançar.
  • Para trazer clareza sobre desafios vivenciados e apoiar processos de decisão.

Sim, além do português, alguns de nossos coaches atendem coaching em inglês, em espanhol e em Mandarim.

A depender dos objetivos do cliente e do que necessita para alcançá-los, pode ser melhor contratar um coach ou um mentor.

A grande diferença entre os dois é “como” lhe apoiam no seu desenvolvimento. Enquanto o coach, justamente por não ser especialista no tema que você deseja trabalhar, lhe ajudará a explorar “fora da caixa”, sem pressupostos do certo e errado, fortalecendo descobertas de seus recursos internos, sua visão do mundo e formas não pensadas de alcançar o que deseja. Em decorrência, promove autonomia, protagonismo e autorresponsabilização. O mentor, é procurado pela expertise na área desejada, Por exemplo, alguém que deseja tornar-se um líder melhor poderá escolher como mentor algum líder mais experiente ou um profissional com histórico de liderança, que vai contribuir justamente a partir da sua bagagem para desenvolver o melhor líder que o cliente possa se tornar.

Ambas abordagens poderão ser muito úteis, sendo que o coaching, por melhor explorar recursos internos, mais adequado às pessoas que já tem alguma referência no tema de seu desenvolvimento e deseja mergulhar em si, buscando conhecer seus pontos fortes e barreiras para utilizá-los melhor e de forma mais eficiente. O coaching se posiciona como parceiro, nem menor e nem maior que o cliente. Enquanto o mentor, poderá a curto prazo trazer opções claras e assertivas, e compartilhar atalhos para o que deseja, numa relação do mais experiente para o menos experiente.

São instrumentos padronizados por pesquisas científicas com a finalidade de medir fatores como inteligência, aptidão, flexibilidade cognitiva, entre outros.

Os assessments servem para várias finalidades. Na educação podem ser aplicados para maior autoconhecimento do estudante e identificação de vocação profissional. Nas empresas os assessments são frequentemente utilizados como ponto de partida para desenvolvimento de pessoas e em processos seletivos.

 

É apresentado na forma de um questionário na qual as suas respostas tem correlação com as escalas psicométricas, com o objetivo de estabelecer uma relação entre estímulos ambientais e o comportamento do indivíduo, e avaliar em que medida um estímulo consegue imprimir respostas sobre esse. E dessa forma, identificar por exemplo, o melhor perfil entre os candidatos a determinada vaga.

Segundo a Thomas International, o maior provedor global de avaliações psicométricas, também conhecidas como assessments, há quatro grandes grupos:
  • Aptidão
  • Comportamentos
  • Personalidade
  • Inteligência emocional (IE)

As avaliações de aptidão medem as habilidades cognitivas e ajudam a determinar os níveis de inteligência em um indivíduo em várias áreas. Alguns exemplos de testes psicométricos de aptidão:
  • Teste de Raciocínio Lógico
  • Teste de Habilidades Verbais
  • Teste de Aptidão Numérica
  • Teste de Aptidão Mecânica
  • Teste de Percepção Espacial
  • Teste de Atenção e Memória.

As avaliações de comportamento analisarão como um indivíduo age, lida com contratempos, interage e se comunica. As avaliações de personalidade (também conhecidas como testes ocupacionais) medem a adequação de um candidato a uma função, explorando interesses, valores e comportamentos. E finalmente, as avaliações de inteligência emocional (IE) identificam pessoas mais capazes de reconhecer suas emoções e as de seus pares, e capazes de melhor usar essas informações para interagir e se comunicar com os outros no local de trabalho. Esta avaliação também pode evidenciar o potencial de liderança, já que a inteligência emocional desempenha um papel fundamental na gestão e liderança eficazes.

As metodologias ativas de aprendizagem são uma abordagem que enfatiza o papel ativo do aluno na construção de seu próprio conhecimento e o professor como facilitador. Elas são baseadas em uma visão mais participativa do processo de aprendizagem, em que os alunos são incentivados a se envolverem ativamente nas atividades propostas, ao invés de apenas serem expostos a informações passivamente. Em metodologias ativas, os alunos são envolvidos em atividades que os levam a pensar, discutir e resolver problemas.

As grandes vantagens das metodologias ativas são: 1) maior envolvimento e engajamento dos participantes; 2) Promove autonomia e protagonismo do aprendizado individual e coletivo; 3) Resulta em maior aquisição e retenção do aprendizado, do que nas metodologias passivas.

Os tipos de metodologias ativas de aprendizagem mais conhecidas para desenvolver colaboradores nas empresas:

  • Aprendizado por problemas
  • Estudos de Caso
  • Aprendizagem entre pares e times
  • Gamificação
  • Design Thinking
  • Ciclo de aprendizagem vivencial
  • Lego® Serious play® Method
  • Hackathon
  • Cultura maker

A 4COACH adota metodologias ativas de aprendizagem em todos os seus treinamentos, variando a técnica e recursos utilizados conforme o perfil dos participantes, da organização e se é online ou presencial.

A comunicação não violenta (CNV), também conhecida como comunicação compassiva, é um processo desenvolvido por Marshall Bertram Rosenberg, que apoia o estabelecimento de relações de parceria e cooperação, em que predomina comunicação eficaz e com empatia, determinando ações a partir de valores comuns.

A Comunicação não-Violenta é uma prática que tem como objetivo gerar mais compreensão e colaboração nas relações pessoais e profissionais e tem por base 4 focos de atenção para orientar a nossa comunicação, aumentando as chances de sermos compreendidos pelas outras pessoas e nos tornamos mais aptos a compreender o que está por trás das palavras que elas dizem:

  • Distinção entre observações e juízos de valor
  • Distinção entre sentimentos e opiniões
  • Distinção entre necessidades e estratégias
  • Distinção entre pedidos e exigências/ameaças

Se o treinamento online ou presencial será melhor para a sua empresa, dependerá do perfil do público que desejam desenvolver, se tem uma cultura digital mais assimilada ou se há preferência maior por estarem juntos presencialmente.

Atualmente, existem muitos recursos para facilitar a aprendizagem e a retenção dos novos conhecimentos pelos participantes, por isso, tanto em treinamentos presenciais quanto online podem ser bastante eficientes, em princípio.

Os treinamentos online tem a vantagem do custo mais baixo e reduzir o tempo de deslocamento dos participantes, mas limitam algumas dinâmicas e vivências colaborativas, com equipes compartilhando o uso do mesmo material, a exemplo da etapa de prototipação para oficinas de design thinking, as Lego Serious Play Method, Jogos empresariais com material físico e oficinas lúdicas.

Em treinamentos presenciais é possível restringir algumas distrações para aumentar o foco no momento, no entanto, requer mais atenção na logística, materiais e infraestrutura que podem precisar de preparação com maior antecedência.

Se o treinamento online ou presencial será melhor para a sua empresa, dependerá do perfil do público que desejam desenvolver, se tem uma cultura digital mais assimilada ou se há preferência maior por estarem juntos presencialmente.

Atualmente, existem muitos recursos para facilitar a aprendizagem e a retenção dos novos conhecimentos pelos participantes, por isso, tanto em treinamentos presenciais quanto online podem ser bastante eficientes, em princípio.

Os treinamentos online tem a vantagem do custo mais baixo e reduzir o tempo de deslocamento dos participantes, mas limitam algumas dinâmicas e vivências colaborativas, com equipes compartilhando o uso do mesmo material, a exemplo da etapa de prototipação para oficinas de design thinking, as Lego Serious Play Method, Jogos empresariais com material físico e oficinas lúdicas.

Em treinamentos presenciais é possível restringir algumas distrações para aumentar o foco no momento, no entanto, requer mais atenção na logística, materiais e infraestrutura que podem precisar de preparação com maior antecedência.

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