O Coaching tem uma história de muitos anos, mas vem se consolidando como um recurso para desenvolvimento de pessoas, recorrentemente utilizado pelas organizações desde meados de anos 70. Vem de encontro a uma necessidade da sociedade e do mercado de trabalho no desenvolvimento integral das pessoas, não limitado ao conhecimento e habilidades, mas como interagimos e utilizamos as nossas competências para alcançar os resultados.
Apesar de não ter uma estatística precisa e global sobre o tamanho do mercado de coaching, as grandes empresas e organizações internacionais reconhecem o seu valor e o incluem regularmente em suas estratégias de desenvolvimento de pessoas, principalmente para líderes.
Mas é importante ter cautela sobre o que se diz ser coaching. Nem tudo que tem esse nome atende aos padrões internacionais já consolidados, que são referências para a contratação por organizações mais experientes. Mundialmente existem algumas organizações que fazem autorregulação da atividade e estabelecem os preceitos do que é coaching, o código de ética a ser seguido pelos seus associados e critérios para acreditação como um profissional coach. Em geral, os critérios incluem uma formação específica em coaching, prova teórica e situacional e experiência em coaching. E conforme o nível de proficiência, podem ter vários níveis de credenciais.
A organização mais conhecida e de maior porte global, com representação no Brasil, é a International Coaching Federation (ICF), com mais de 60.000 membros e mais de 50.000 credenciados no mundo e atuante em mais de 140 países. Os números variam ao longo do ano com novos associados e descontinuidade de alguns, mas vem consistentemente em crescimento.
Existem outras organizações que tem certificações de proficiência para coaches como as a seguir listadas:
- European Mentoring & Coaching Council (EMCC)
- International Association of Coaching (IAC)
- Center of Center for Credentialing and Education (CCE).
Importante distinguir que as certificações concedidas pelas próprias escolas que formam coaches são diferentes das certificações de acreditação que são fornecidas via um processo específico por uma organização distinta (uma terceira parte). Chamamos de acreditação quando você passa por um processo de validação de sua capacidade como coach e recebe uma credencial, que é requisito ou diferencial de contratação em algumas empresas.
Uma credencial é uma validação adicional para além da formação em coaching.
Agora, vamos ao que é coaching e para que serve.
O que é coaching?
O coaching é um serviço que visa apoiar o cliente a melhor explorar e examinar possibilidades na direção de um objetivo. O cliente atendido é denominado de coachee e é quem define o foco do que se deseja trabalhar e as medidas de sucesso que evidenciarão que o coaching alcançou os seus objetivos, enquanto o profissional coach conduz um processo conversacional e utiliza técnicas que apoiam o cliente a avançar na direção que escolheu.
A ICF define o coaching como “uma parceria com cliente(s) num processo criativo e estimulante que os inspire a maximizar o potencial pessoal e profissional”. E o relacionamento de coaching como “um contrato entre o profissional e o cliente/patrocinador, que define as responsabilidades e expectativas de cada parte”.
Alguns elementos importantes que o coaching proporciona ao cliente: autoconhecimento, consciência e escolha.
E por que isso é importante para alcançar objetivos?
O autoconhecimento é essencial para que reconheça seus valores, pontos fortes e limitações, motivações e sabotadores, e como esse conjunto impacta em suas escolhas e em como você lida com situações do dia-a-dia. Maior autoconhecimento também ajuda a ampliar a consciência e nos tornarmos melhores observadores sobre o que nos impede ou impulsiona a avançar na direção de nossos objetivos. Só quando temos consciência temos escolha sobre mudanças que nos levarão a alcançar os objetivos desejados.
Como funciona o coaching?
Através de um processo conversacional intencional, de escuta, questionamento e reflexão, em ambiente seguro e de confidencialidade, o coaching traz maior clareza e opções de como lidar com o tema que você escolher trazer. Todos temos zonas cegas, crenças limitantes e hábitos que construímos ao longo da vida e que repetimos reiteradamente. Para fazer diferente, é preciso enxergar mais e melhor. E a conversa de coaching proporciona através da ampliação de olhar, novas possibilidades.
Questionamentos sobre o que é óbvio e que limitações podem estar sendo autoimpostas são importantes para ampliarmos o nosso espaço de controle. E é nesse espaço que o coaching mais atua:
- O que está no controle do cliente coachee fazer?
- O que ainda não se tentou?
- De quantas maneiras é possível alcançar o que se deseja?
- O que se aprendeu com o que tentou?
- O que realmente o segura onde está?
- O que o cliente coachee está disposto e escolhe fazer?
Mas nem tudo são perguntas no coaching. Também se utiliza uma conversa direta e franca, metáforas, analogias e outras formas de comunicação, que funcionem melhor para cada cliente.
A conversa é organizada como um processo de forma a proporcionar ao final o alcance dos objetivos em cada conversa e no conjunto das sessões de coaching.
Em média o mercado contrata entre 8 a 12 sessões de coaching por coachee, com duração mais comum entre 1 hora e 1 hora e trinta minutos por sessão. A periodicidade depende muito do cliente e dos objetivos estabelecidos, mas é comum que aconteça semanal e quinzenal.
Para que situações você deve contratar o coaching?
- Dificuldades em lidar com momento de grandes mudanças na organização ou em sua vida.
- Baixo desempenho.
- Insatisfação com o rumo e resultados.
- Mudança ou aceleração de carreira.
- Alta capacidade técnica e baixa capacidade emocional com impactos nos comportamentos.
- Necessidade de maior adaptabilidade e busca por oportunidades não usuais.
- Necessidade de clarear a visão em situações complexas.
- Para melhorar o processo de tomada de decisões.
- Para promover inovação.
- Apoiar a mudança de cultura organizacional.
Cuidados na contratação de coaching
- Busque referências anteriores de trabalhos realizados pelo coach ou pela empresa que fornece coaching. Saiba mais sobre a experiência anterior e a forma de trabalhar.
- Confirme sobre a formação de coaching e há quanto tempo é atuante no mercado. Se tiver credencial/acreditação de entidades tipo ICF, significa que tem uma validação de proficiência.
- Pesquise referências e se há reclamações sobre a pessoa ou a empresa.
- Marque uma conversa, seja presencial ou virtual, e conheça o profissional ou a empresa. Nem tudo se trata de técnica e proficiência. Às vezes simplesmente não conectamos com o perfil do profissional, mesmo que tecnicamente seja competente. Escolha o profissional com quem tenha confiança e sinta-se à vontade para trabalhar a sua questão.
- Importante lembrar que nem todo profissional caro é bom, mas um bom profissional não costuma ser barato. A escolha adequada proporciona resultados que muitas vezes superam expectativas e torna mais valioso o seu investimento.
A 4Coach oferece os serviços de coaching com membros associados e credenciados pela International Coaching Federation. Aderimos ao código de ética e padrões internacionais, e zelamos pela qualidade e confidencialidade.
Temos certeza que o coaching faz muita diferença! Seja para você ou para a sua empresa, caso queira saber mais ou está considerando contratar, teremos prazer em marcar uma conversa! Entre em contato!